ETAPAS 2ª EDIÇÃO

Com o objetivo de incentivar a pesquisa histórica e patrimonial do
Brasil e fomentar a produção de artes visuais, o Mapa da Cultura
Alimentar se estrutura em alguns pilares:

PESQUISAR

Por meio de documentos – publicados ou de uso familiar, livros ou cadernos de receitas – e demais elementos, sejam eles ingredientes, utensílios, receitas e demais tradições que componham a estrutura da doceria brasileira, constituindo assim importante faceta da arte culinária nacional como parte fundamental do patrimônio imaterial nacional.

REALIZAR

Uma exposição de artes visuais com o resultado da pesquisa, que tenha capacidade de circulação para 30 mil pessoas.

PRODUZIR

Um livro a partir da pesquisa, com registro em conteúdo editorial e fotográfico, distribuição gratuita para bibliotecas públicas em tiragem de 1.000 exemplares.

VIABILIZAR

Ações de formação de plateia junto aos professores da rede pública e produção de material digital sobre a história apresentada no livro, com participação de historiadores e chefs de cozinha.

CULTURA É ALIMENTO, E VICE-VERSA

Dizer que somos o que comemos não é afirmação retórica. A partir do alimento nós construímos também identidade, nos apresentamos ao mundo como povos distintos em formação, raiz, costumes e tradições. E isso tem nome: patrimônio cultural imaterial. Ou seja, o alimento é um elemento cultural e, como tal, abraça um conhecimento não só de ingredientes ou receitas, mas essencialmente da história das pessoas e dos lugares.

Desenhar um mapa sobre o assunto foi desafiador, complexo e ao mesmo tempo comovente. Por meio de pessoas movidas por curiosidade, conhecimento e criatividade, a Montenegro Produções, com apoio do Bom Gourmet e do Sebrae, saiu em expedição para desbravar o território de onze Indicações Geográficas (IGs) no Paraná e em Santa Catarina.

“O projeto celebra a cultura alimentar brasileira. Toda a pesquisa que realizamos é parte do conteúdo de um livro e de uma exposição, representando a riqueza da nossa cultura alimentar. Por meio da expressão artística permitimos que esses símbolos, tão brasileiros, venham à tona”

Carolina Montenegro,
CEO Grupo Montenegro

“A gastronomia é uma das maiores redes sociais que existe e estou muito feliz em termos encontrado uma forma de realizar este projeto com a Montenegro. Um projeto que já nasce com uma enorme perspectiva de continuidade em diversas frentes”

Andrea Sorgenfrei, Head da Pinó

Se na primeira viagem abarcamos Paraná e Santa Catarina, com seus pratos e ingredientes típicos, desta vez percorreremos de NORTE A SUL DO BRASIL, compreendendo origens e tradições da gastronomia doce como patrimônio cultural.

Toda esta incrível jornada pelas histórias geográfica, política, alimentar e humana forma um rico acervo que nos ajuda a compreender o mundo por meio da cultura.

Após a primeira e bem-sucedida edição do Mapa da Cultura Alimentar, na qual o foco se concentrou em doze Indicações Geográficas do Paraná e de Santa Catarina, com apoio do Sebrae e do Bom Gourmet, o projeto agora ganha fôlego. Uma nova expedição, que repete a receita de livro e exposição artística, abarca o mapeamento da tradição doceira do Brasil.

Partimos da abundância das frutas em nossa natureza e da fartura do açúcar como ingrediente base e motor econômico de um período da nossa história. A investigação tem como alicerce a pesquisa e a expedição se concentra em conhecer, ouvir as histórias das pessoas, das origens dos fazeres e dos preparos que giram em torno do dulçor brasileiro, com notas particulares de cada região.